A Birra do Morto

Moita – Grupo de Teatro «Os Zecas»

«A Birra do Morto» no Fórum Cultural com encenação de Luciano Barata.

No âmbito do projeto municipal “Os Nossos Autores”, o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe, nos dias 29 e 30 de novembro, às 21:30h, a peça de teatro “A Birra do Morto”, pelo Grupo de Teatro “Os Zecas”, com encenação de Luciano Barata. A peça tem entrada gratuita.

Esta Birra do Morto é uma farsa tragicómica ou ainda um exercício de humor carregado de cenas insólitas e inverosímeis, por vezes interagindo, num registo sobrenatural e bizarro, com o teatro do absurdo.

Este morto que tem uma birra, que se recusa a ser enterrado e que, para além de embirrar com a médica, com a mulher que o vem vestir, com o dono da agência funerária, com os vizinhos e amigos, com as forças da ordem, com as urnas e com os fantasmas, ainda consegue embirrar consigo próprio, pois tem medo de dormir sozinho seja onde for.

Mas o que é certo é que tudo isto não passa de uma subversão metafórica e trocista, exorcizando o caixão e o ritual do velório que nos amedrontam desde que nascemos e, acima de tudo, para ridicularizar os constrangimentos e medos perante a morte. Todavia, este imbróglio dramático torna óbvio que a vida já não é o que era, e que morrer está mesmo pela hora da morte! Luciano Barata

Direção e Encenação: Luciano Barata | Interpretação: Beatriz Bárbaro; Celina Figueiredo; Joana Guerreiro; Justino Ramos; Joãquim Paulino; Mariana Bárbaro; Miguel Gomes; Natacha Flor; Paula Almeida; Samuel Fitas; | Figurinos e Coreografias: Inês Nunes